Projetos

Projetos

Período de Vigência: 2018-2021 O projeto tem como foco judicialização e práticas alternativas de justiça no campo da chamada “violência de gênero”. Em grandes linhas, ela visa a mapear e a descrever mecanismos e práticas de promoção de justiça, de reparação moral e de mediação em casos de “violência de gênero” identificados pelos sistemas de justiça no Brasil e na Argentina, numa abordagem comparada. E tem como finalidade aprofundar e sistematizar conhecimentos sobre práticas judicializantes de gestão de crimes no âmbito da “violência de gênero”, bem como propor diretrizes e alternativas ao campo das políticas públicas voltadas a tal área. – Mais Detalhes
Período de Vigência: 2016-2020 Projeto de pesquisa vigente desde 2016 junto ao CNPq e coordenado pelo professor Theophilos Rifiotis. Tem como objetivo identificar e descrever os processos de judicialização das relações sociais com foco na chamada “violência de gênero”. Seguindo o eixo articulador das nossas pesquisas, que é o desenvolvimento dos estudos da “violência” e de suas relações com a justiça e os Direitos Humanos, concentramo-nos agora no estudo das políticas sociais no campo da “violência de gênero” numa perspectiva comparada entre Brasil e Canadá (Québec), procurando identificar programas de intervenção e caracterizar práticas que possam subsidiar as políticas públicas de promoção da equidade de gênero – Mais Detalhes

Período de Vigência: 2014-2015

Financiado pelo Ministério da Educação, o projeto foi parte de uma proposta mais ampla, realizada em 10 universidades federais das cinco diferentes regiões do Brasil. Na UFSC, teve a participação dos professores Denise Cord (coordenadora), Tehophilos Rifiotis, Carla Rosane Bressan, Leandro Castro Oltramari e Marivete Gesser.

A pesquisa teve como objetivos:(1) apresentar subsídios teóricos para a proposição de políticas públicas que auxiliassem no enfrentamento à violência e ao preconceito na escola; e (2) construir fundamentos para a elaboração de um Programa Nacional de enfrentamento da violência e dos preconceitos na escola. Para tanto, contou com entidades da Psicologia, tais como Conselho Federal de Psicologia (CFP), Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (FENPB), Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) e Federação Nacional dos Sindicatos de Psicólogos (FENAPSI).

Período de Vigência: 2013-2015

A pesquisa, financiada pelo Instituto Brasil Plural e pelo CNPq, foi realizada por uma equipe formada por Theophilos Rifiotis (coordenador), Regina Ingrid Bragagnolo, Maíra Marchi Gomes e Ísis de Jesus Garcia. Teve como objetivo identificar e descrever os processos de judicialização das relações sociais com foco na chamada “violência de gênero”.

Seguindo o eixo articulador das nossas pesquisas, que é o desenvolvimento dos estudos da “violência” e de suas relações com a justiça e os Direitos Humanos, concentramo-nos, quando da realização da referida pesquisa, no estudo das práticas judiciais no campo da “violência de gênero”, procurando identificar questões que pudessem subsidiar as políticas públicas de promoção da equidade de gênero, através da análise sistemática da crescente centralidade e ampliação do escopo do campo jurídico e a emergência de uma economia moral ligada a figura da vítima. O foco foram as práticas judiciais descritas a partir de estudos etnográficos na Delegacia da Mulher e no Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Florianópolis. Foi-nos possível analisar as estratégias de lutas de reconhecimento da vitimização das mulheres a partir da implantação da Lei Federal 11340.

Período de Vigência: 2013-2015

Coordenado por Ana Lúcia Pastore Schritzmeyer, do Núcleo de Antropologia do Direito da USP, o projeto teve a participação dos professores Theophilos Rifiotis, Sergio França Adorno de Abreu, Gilda Nicolau, Olivier Barrière. O Projeto USP-COFECUB teve, dentre seus objetivos, o fortalecimento de diálogos entre grupos de pesquisa ou programas de pós-graduação no Brasil e o Laboratoire d Anthropologie Juridique de Paris (LAJP), Université de Paris 1, Panthéon-Sorbonne, tendo em vista o impacto da produção do LAJP sobre a produção e a reflexão acadêmicas do NADIR e de demais núcleos de pesquisa envolvidos no projeto.

Período de Vigência: 2012
Seminários semestrais abordando temáticas ligadas aos Direitos Humanos e abertos à comunidade.

Período de Vigência: 2011-2015

Sob coordenação de Sonia Gauthier e financiado pela Université de Montreal e pela Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto de cooperação internacional contou com a participação dos professores Theophilos Rifiotis, Guita Grin Debert, Lyse Montminy e Marcella Beraldo de Oliveira.

Período de Vigência: 2011-2012

Apoiado pela Université de Montreal, o projeto teve como objetivos descrever e analisar práticas de natureza sociojudiciária em diferentes regiões administrativas de Quebec e identificar o ponto de vista de agentes psicossociais e penais a respeito da intervenção sociojudiciária. Foi coordenado por Sonia Gauthier, com a participação dos professores Lyse Montminy e Theophilos Rifiotis.

Período de Vigência: 2010-2013

O projeto, financiado pelo CNPq, teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento teórico do campo de estudos da violência e da criminalidade no Brasil, especialmente no que tange às relações interpessoais, com ênfase na chamada “violência intrafamiliar”.

Propusemos, à época, um programa de pesquisa com dois grandes eixos: 1) sistematizar e aprofundar os trabalhos desenvolvidos sobre o campo conceitual da “violência” com ênfase na abordagem produtiva da “violência intrafamiliar” e na dimensão vivencial dos sujeitos; 2) discutir as políticas públicas de intervenção no campo da violência intrafamiliar e, mais amplamente, as estratégias de lutas de reconhecimento da vitimização de pais e idosos, tendo em vista a centralidade dos discursos judiciários.

Período de Vigência: 2010-2011Comitê Catarinense de Educação em Direitos Humanos (CCEDH) consiste na reunião de profissionais, entidades e organizações de diferentes áreas de conhecimento e atuação que estejam relacionados à temática dos Direitos Humanos e às suas implicações na Educação no Estado de Santa Catarina. A partir da instalação do CCEDH, será criado e mantido um Fórum de discussão permanente entre os seus participantes, com abrangência e atuação coordenadas e direcionadas no intuito de que se alcancem resultados mais efetivos e duradouros – Mais Detalhes

Período de Vigência: 2008-2010

Projeto financiado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) para a capacitação de educadores e lideranças em Direitos Humanos.

Equipe coordenada por Theophilos Rifiotis e formada por Danielli Vieira, Tiago Hyra Rodrigues e Emília Juliana Ferreira.

Período de Vigência: 2006-2007

Projeto institucional da UFSC, financiado pela SECAD/MEC e pela SEDH. Teve como objetivo a Capacitação de Educadores no campo dos Direitos Humanos. Coordenado por Theophilos Rifiotis e Tiago Hyra Rodrigues.

Período de Vigência: 2005 – 2006

Projeto realizado no âmbito da cooperação com a Polícia Militar e Polícia Civil através do Instituto de Pesquisa e Estudos em Segurança Pública (IPESP), com equipe formada por Theophilos Rifiotis, Maria Cristina d’Avila de Castro e Maria Elisabeth Lucas.

Período de Vigência: 2004-2007

Projeto financiado pelo CNPq e pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina.

Período de Vigência: 2003-2007 O projeto foi fruto de cooperação entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – cooperação esta realizada através de estudos e pesquisas desenvolvidos pelo coletivo de pesquisadores do Laboratório de Estudos das Violências (LEVIS) do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFSC. Também contou com o apoio do CNPq – Mais Detalhes

Período de Vigência: 2003-2007

Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) e realizado por Theophilos Rifiotis, Alberto Groisman e Beatriz Gonçalves Kawall, tratou-se de um estudo das modalidades de inserção e vivência no consumo, nas experiências de desvio e criminalidade e nas alternativas terapêuticas. O projeto, interdisciplinar, foi fundamentado na necessidade de uma ampliação do diálogo entre o campo científico e o de intervenção social.

A pesquisa buscou trazer à tona as práticas e os discursos dos usuários de drogas, resgatando experiências concretas e dando-lhes voz para que elas pudessem ser analisadas – e, assim, servir de base para o desenvolvimento de políticas sociais.

Período de Vigência: 1998-2010

Financiada pelo CNPq, a pesquisa procurou identificar e analisar os discursos dos agentes sociais presentes nos processos penais de crimes contra genitores, julgados pelo tribunal do júri de Florianópolis (SC) entre 1900 e 2000.

Período de Vigência: 1996-2003

Estudo das formas de sociabilidade intrafamiliar e a sua dinâmica com ênfase nos casos de conflitos intergeracionais e relações conjugais. Projeto financiado pelo CNPq.

Período de Vigência: 1996-2002

Levantamento de casos de crimes cometidos contra mulheres, crianças e adolescentes no Estado de Santa Catarina e construção de um banco de dados a partir de Boletins de Ocorrência da Polícia Civil. Projeto financiado pela UFSC.