Mapeamento e Monitoramento dos Homicídios em Santa Catarina

Período de Vigência: 2003-2007

O projeto foi fruto de cooperação entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão de Santa Catarina e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – cooperação esta realizada através de estudos e pesquisas desenvolvidos pelo coletivo de pesquisadores do Laboratório de Estudos das Violências (LEVIS) do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da UFSC. Também contou com o apoio do CNPq.

Como continuação dos estudos iniciados em 2003 sobre homicídios dolosos desde a década de 80 na Região Metropolitana de Florianópolis (1980-2003), teve como um de seus objetivos qualificar os dados do Centro de Operações da Polícia Militar, Polícia Civil, Tribunal de Justiça, Sistema Penitenciário, Secretaria de Saúde e Imprensa (séries históricas, características dos casos registrados, perfil social de vítimas e vitimizadores, crítica das fontes de dados e estudo do discurso da imprensa). Por meio da análise do fluxo do sistema de justiça criminal, das características das ocorrências e da relação entre elas, o projeto foi realizado tendo como horizonte o campo das políticas públicas e o acesso à justiça.

Dentre a equipe da UFSC, a pesquisa, coordenada por Theophilos Rifiotis, teve a participação do professor Erni José Seibel e de alunas do curso de graduação em Ciências Sociais.