Violência, Justiça e Direitos Humanos: A judicialização da violência de gênero numa perspectiva comparada entre Brasil e Canadá (Quebec)

Período de Vigência: 2016-2020

Projeto de pesquisa vigente desde 2016 junto ao CNPq e coordenado pelo professor Theophilos Rifiotis. Tem como objetivo identificar e descrever os processos de judicialização das relações sociais com foco na chamada “violência de gênero”. Seguindo o eixo articulador das nossas pesquisas, que é o desenvolvimento dos estudos da “violência” e de suas relações com a justiça e os Direitos Humanos, concentramo-nos agora no estudo das políticas sociais no campo da “violência de gênero” numa perspectiva comparada entre Brasil e Canadá (Québec), procurando identificar programas de intervenção e caracterizar práticas que possam subsidiar as políticas públicas de promoção da equidade de gênero.

Um de seus desdobramentos consiste no projeto “Violência de gênero a partir da perspectiva dos homens acusados: judicialização, políticas públicas e moral em Santa Catarina”, desenvolvido por Fernanda Cardozo durante seu pós-doutorado e supervisionado pelo professor Theophilos Rifiotis, também junto ao CNPq.

Outro projeto derivado dele diz respeito à pesquisa de mestrado de Matilde Quiroga Castellano, intitulada “Moralidades em torno do conceito de Justiça entre Mulheres vítimas de situações de violência de gênero em casos atendidos no Juizado Especial Criminal (JECRIM) de Lages, Santa Catarina”.