Estudos da judicialização da "violência de gênero" e difusão de práticas alternativas numa perspectiva comparada entre Brasil e Argentina

Equipe de Florianópolis

Theophilos Rifiotis

Produção 
Coordenador geral 
Professor Titular do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Lecionou na Université de Montréal (Canadá) e na Universidad de Buenos Aires (Argentina) e em várias universidades no Brasil. Pesquisador convidado no Centre d’Analyse et d’Intervention sociologique (CADIS) da École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris, do Centre de recherche interdisciplinaire sur la violence familiale et la violence faite aux femmes (CRI-VIFF) e Centre international de criminologie comparée (CICC) da Université de Montréal (Montreal). Realizou pós-doutorado na Université de Montréal e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Mestrado na Universidade de Paris V – René Descartes (1982) e Doutorado na USP (1994). Foi duas vezes vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) de 2008 a 2011. Consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, MEC. Coordenador do LEVIS (Laboratório de Estudos das Violências) e do GrupCiber (Grupo de Pesquisa em Ciberantropologia) da UFSC.

Fernanda Cardozo 

PRODUÇÃO 
Pesquisadora (pós-doutoranda PPGAS/UFSC)
Pós-doutoranda PDJ/CNPq junto ao PPGAS/UFSC. Pesquisadora do LEVIS (Laboratório de Estudo das Violências). Doutora em Antropologia Social pela UFSC (2016). Possui bacharelado (2006) e licenciatura (2008) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (2009) na mesma Universidade. Experiência na área de Antropologia Social, com ênfase em moral, violências, políticas públicas e Estado, relações de gênero.

Fernanda Raizer Gomes

PRODUÇÃO 
Bolsista de iniciação científica
Graduanda em Ciências Sociais (UFSC) e pesquisadora do LEVIS. Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos(2014).

Matilde Quiroga Castellano

PRODUÇÃO 
Pesquisadora (mestranda PPGAS/UFSC)
Doutoranda em Antropologia Social, Mestra em Antropologia Social e Formada em “Licenciatura en Trabajo Social” pela Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. Trabalhou profissionalmente na assistência e prevenção de vítimas de trafico de pessoas, na “Secretaria de Asistencia y Prevención de la Trata de Personas”, “Ministerio de Gobierno y Seguridad” da Provincia de Córdoba, Argentina. Conta com ampla e diversa formação e participação em diferentes eventos acadêmicos, multidisciplinares, locais e internacionais, que discutiram gênero na Argentina, Brasil e Cuba. Participou como analista de artigos do Projeto ?Avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero no Brasil? coordenado pelo NIGS (Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades). Atualmente Doutoranda em Antropologia Social no PPGAS da UFSC, pesquisa moralidades e justiça com mulheres vitimas de situações de violência de gênero. Pesquisadora do LEVIS (Laboratório (Núcleo) de Estudos das Violências), orientanda do Prof. Dr. Theophilos Rifiotis.É pesquisadora no Projeto aprovado en CNPq, chamada CNPq nº 22/2016. – Pesquisa e Inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas – CHSSA, Linha 2 – Cidadania, violência e direitos humanos. Nome do Projeto “Estudos da judicialização da ?violência de gênero? e difusão de práticas alternativas numa perspectiva comparada entre Brasil e Argentina”.

Patrícia Marcondes Amaral da Cunha

PRODUÇÃO 
Pesquisadora
Psicóloga formada pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina com pesquisa em formação de professores inseridos na educação de surdos a partir de uma abordagem pós-estruturalista. Como antropóloga, tem investigado questões ligadas à violência sexual incestuosa, à judicialização das relações familiares e ao segredo de justiça dos documentos produzidos pelos operadores do Direito. Atualmente, é psicóloga efetiva da Prefeitura Municipal de Florianópolis, atuando com crianças e adolescentes vítimas de violência e suas famílias junto ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).   

Cecilia Estela Giuffra Palomino

PRODUÇÃO 
Pesquisadora (Bolsista DTI-C)
Doutora no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra (2013) e Bacharela (2009) em Ciências da Computação pela mesma instituição. Realizou um período de sete meses de doutorado sanduíche na Universidade de Athabasca no Canadá. É professora substituta do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pesquisadora do Grupo de pesquisa em Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional (IATE) da Universidade Federal de Santa Catarina e do Núcleo de Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas – NEOGAP. Tem conhecimento da plataforma Moodle e participação em capacitações de professores e pessoal de EaD. Possui como foco de pesquisa: Ambientes Inteligentes de Aprendizagem, Sistemas Multiagentes e Sistemas Adaptativos, Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA), Educação a distância (EaD).   

Maira Marchi Gomes

PRODUÇÃO 
Pesquisadora

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2001), Doutora em Psicologia (UFSC), Mestre em Antropologia Social (UFSC). Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise (PUC-PR), Dependência Química (PUC-PR), Direito Penal e Criminologia (UFPR), Psicologia Jurídica (PUC-PR) e em Panorama Interdisciplinar do Direito da Criança e do Adolescente (PUC-PR). Integrante do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (UFSC), Laboratório de Estudos das Violências (UFSC), Grupo de Pesquisa “Sistema de Justiça e Justiça Restaurativa” (UFSC) e do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos das Toxicomanias Dr. Claude Olievenstein (UFRJ). Ministra disciplinas relacionadas ao Gerenciamento de Eventos Críticos, Mediação de Conflitos e Trabalho, Saúde e Segurança Pública em cursos de Especialização na área de Segurança Pública e Cidadania e em capacitações a operadores de Segurança Pública e Sistemas Prisional e Socioeducativo. Colunista no site “Empório do Direito”. Tem estudado o discurso jurídico sobre violência sexual, a partir da psicanálise e criminologia crítica. Ocupa o cargo de Psicóloga Policial na Polícia Civil de Santa Catarina.

Adriano Beiras

PRODUÇÃO 
Coordenador local
Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSC. É graduado e licenciado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Psicologia por esta mesma instituição (UFSC), Doutor Europeu em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), Espanha (com Menção Doutor Europeu), revalidado pela UFSC, no Brasil. Foi pesquisador Convidado pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), Porto, Portugal, de 05/2011 a 08/2011. Atua como Pesquisador Doutor do Núcleo de Pesquisas Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero) do Departamento de Psicologia da UFSC, do Núcleo de Pesquisa em Psicologia Jurídica (NPPJ), do Departamento de Psicologia da UFMG e do Grupo de Pesquisas VIPAT (Violencia en la Pareja y en el Trabajo) do Departamento de Psicologia Social da UAB, em Barcelona, Espanha. Tem experiência em diversos Projetos de Extensão Universitária e de Pesquisa, com ênfase em Psicologia Social, Jurídica, Comunitária e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, família, mediação familiar, violências, masculinidades, saúde sexual e reprodutiva e sexualidades. É Editor Coordenador da Revista Nova Perspectiva Sistêmica, editada pela editora do Instituto Noos (RJ/SP). Realizou visita pós-doutoral de 3 meses (dezembro de 2012 a fevereiro de 2013), na Universidade de Brighton (School of Applied Social Science, University of Brighton), Reino Unido/Inglaterra e também na Universidade de Granada (Departamento de Psicologia Social), Espanha (novembro de 2013 a fevereiro de 2014, Coimbra Group Scholarship Programme). Realizou Pós-doutorado Junior ( Bolsa PDJ-CNPq) no Departamento de Psicologia da UFSC (Fpolis- Brasil), de março de 2013 a julho de 2014. Professor Visitante na Universidad Andina Simón Bolivar, Sede Equador (Quito), em junho de 2014 e de 2015 e janeiro de 2016. Professor Visitante no Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP-USP-USP (Ribeirão Preto) em abril de 2017. Professor Visitante na Universidad de Santiago de Chile- USACH (Bolsa de Intercâmbio Docente da AUGM), em outubro de 2017. Membro associado do The Taos Institute, USA (https://www.taosinstitute.net/adriano-beiras)

Bibiana Beck Garbero

PRODUÇÃO 
Bolsista de iniciação científica
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2011). Reingressou na Universidade Federal de Santa Catarina em 2016, onde realiza graduação em Psicologia. Tem como interesses de pesquisa Relações de Gênero, Violências e Desenvolvimento Humano. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica no Núcleo de Pesquisas Margens (Modos de Vida, Família e Relações de Gênero) do Departamento de Psicologia da UFSC, atuando no projeto “Estudos da judicialização da ‘violência de gênero’ e difusão de práticas alternativas de justiça numa perspectiva comparada entre Brasil e Argentina”

João Paulo Roberti Jr.

PRODUÇÃO 
Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia – pesquisador do Margens (UFSC)
Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de Processos de subjetivação, gênero e diversidades. Membro do Núcleo de Pesquisa Modos de vida, família e relações de gênero (MARGENS) vinculado ao Departamento de Psicologia (UFSC). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Licenciado em História e Especialista em Metodologia de Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Membro pesquisador do grupo GrupCiber (Grupo de Pesquisa em Ciberantropologia)/Laboratório de Antropologia Social – UFSC). Integrante da rede Educação, Comunicação, Cidadania e Integração Latinoamericana – AMLAT.

Equipe de Lages

Mareli Eliane Graupe

Produção 
Coordenadora local 
Atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNIPLAC/SC. Coordena grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (GECAL/UNIPLAC). Possui graduação em Pedagogia (2001) e mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), doutorado em Educação e Cultura pela Universidade de Osnabrueck, Alemanha (2010), revalidação UFSM (2010). Pós-doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas, UFSC (2011), pós-doutorado em Antropologia Social , UFSC (2012). Coordenou o Eixo 18 “Gênero, Sexualidade e Educação”, na ANPED Sul (2018). É pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), (LEVIS/UFSC) e da REDE LIESS (Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades). Tem experiência na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professoras, políticas públicas de gênero, equidade de gênero na educação,sexualidades, práticas pedagógicas equitativas, educação infantil, metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa.

Gabriela Feldhaus 

PRODUÇÃO 
Graduanda em Psicologia (UNIPLAC)
Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário FACVEST(2016) e ensino medio e segundo grau pela E.E.B.Nossa Senhora do Rosário(2015).

Natielle Machado Santos

PRODUÇÃO 
Graduanda em Serviço Social (UNIPLAC)
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac (2016). Cursando Serviço Social. 

Yuri Lourenço do Amaral 

PRODUÇÃO 
Graduando em Serviço Social (UNIPLAC)
Graduando em Serviço Social na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Participante da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da UNIPLAC, Participante do grupo de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: Políticas e Práticas (GEDETER), Educador Popular com ênfase na temática Juventudes, Participante do Projeto de Extensão Letras e Lutas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS).

Verônica Bem dos Santos

PRODUÇÃO 
Mestra em Psicologia
Mestra em Psicologia pelo PPGP da Universidade Federal de Santa Maria (2012 – 2014), com mobilidade acadêmica na Universidad de la República (Uruguai), pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) (2013). Graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Santiago (2010). Atua como Psicóloga Policial na Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente à Mulher e ao Idoso da cidade de Lages/SC. Interessa-se por Estudos de Gênero, Vivência de Rua e Violência Doméstica.

Josilaine Antunes Pereira

PRODUÇÃO 
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UNIPLAC)
Doutoranda em Educação (UNISINOS). Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra, Coimbra/Portugal. Mestre em Educação (UNIPLAC – 2008). Graduada em Pedagogia (FACVEST – 2004). Especialista em Prática Escolar Numa Visão Psicopedagógica (FACVEST – 2004). Especialista em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa (UFMG – 2009). Tem experiência na educação, atuando principalmente nas áreas da educação infantil, estudos de gênero, estudos feministas, educação popular, economia solidária, movimentos sociais, medidas sócio-educativas, metodologia da pesquisa. Professora na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) – Biênio 2010-2012. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Gênero, Educação e Cidadania na América Latina: aproximações e desafios (GECAL) e integrante do grupo de pesquisa em Educação e Desenvolvimento Territorial: políticas e práticas ? (GEDETER). Integra a equipe da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/UNIPLAC) fomento PRONINC/CNPq. Conselheira do Conselho Municipal de Economia Solidária (CMES – 2017-2019); Conselheira do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (CONSEA- 2017-2019) Conselheira Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM – 2016 – 2018).

Suzane Faita

PRODUÇÃO 
Graduanda em Jornalismo (UNIPLAC)
Graduada em Licenciatura em História pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Graduanda de Jornalismo (Uninter). Publicações sobre Ditadura Civil-Militar em Lages e Educação no/do campo com foco no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Planalto Sul Catarinense. Tem experiência com pesquisa em documentos históricos. Integrou grupo de monitoria no Centro Cultural Vidal Ramos, em Lages, com ênfase na visita histórica guiada. Desenvolveu e executou projeto de cinema sobre o período militar, numa parceria entre Uniplac e Serviço Social do Comércio (Sesc). Integra o grupo de pesquisa Gênero, Educação e Cidadania na América Latina (Gecal).

Maiara Cardoso Soares

PRODUÇÃO 
Advogada/TJSC
Possui ensino-medio e segundo-grau pelo Colégio Energia(2010). Tem experiência na área de Direito.

Equipe de Juiz de Fora (MG)

Marcella Beraldo de Oliveira

Produção 
Coordenadora local 
Mãe desde agosto de 2015. Professora Adjunta de Antropologia na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-Graduação Latu-sensu em Relações de Gênero e Sexualidades da UFJF. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2010) com período de 12 meses de doutorado-sanduíche no Centre International de Criminologie Comparée da Universidade de Montreal (bolsa PDEE-CAPES). Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Bacharel em Direito pela PUC-Campinas (2004) e Bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp (2001). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-InEAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do NEEV- Núcleo de Estudos da Exclusão e da Violência da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Participa do Grupo de Pesquisa do CNPq “Antropologia das Fronteiras Conceituais” da UFJF. Participou de pesquisas integradas desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu/Unicamp). Trabalhou no Instituto de Segurança Pública (ISP) da Secretaria de Segurança Pública do estado do Rio de Janeiro (2005 e 2006) como pesquisadora e gestora dos Conselhos Comunitários de Segurança. Prestou assistência jurídica voluntária na área de direito de família em ONG de defesa dos direitos das mulheres (2003 e 2004) em Campinas. Atualmente coordenadora regional do projeto de pesquisa financiado pelo CNPq – Edital Universal ESTUDOS DA JUDICIALIZAÇÃO DA ?VIOLÊNCIA DE GÊNERO? E DIFUSÃO DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS NUMA PERSPECTIVA COMPARADA ENTRE BRASIL E ARGENTINA”, coordena o Projeto de Extensão “Par-te de mim; danças, trocas de saberes e experiências da maternidade ativa em comunidades” e outro projeto de pesquisa “Par-te de mim?: um estudo etnográfico da maternidade em diferentes contextos”. Autora de diversos artigos e pesquisadora dos seguintes temas: gênero; sexualidade; maternidade, família e parentalidade; políticas públicas de segurança; violência de gênero; sistema de justiça penal; justiças alternativas/mediação de conflitos; justiça comunitária.

Bianca Souza Carvalho 

PRODUÇÃO 
Bolsista de iniciação científica

Graduanda no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFJF). Atualmente é da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luiza Mattheis Cruz Caixeta

PRODUÇÃO 
Mestranda em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO/UFJF)

Bacharela em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduada em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Participou do projeto de pesquisa “A produção dos significados de família e violência de gênero: uma análise da Lei Maria da Penha em Juiz de Fora/MG”, pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica (BIC/UFJF). Atualmente é bolsista CAPES do Programa de Mestrado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO UFJF). Além disso, também é graduanda do curso de Direito da Faculdade Metodista Granbery – FMG, em Juiz de Fora.

Andréa Lúcia Horta e Silva 

PRODUÇÃO 
Mediadora/TJMG – Colaboradora do Núcleo de Mediação Dialogar da Faculdade de Direito da UFJF
Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora ( 2013) . Graduada em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987). Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Cândido Mendes – RJ (2006) Professora de Biodireito da Faculdade do Sudeste Mineiro (FACSUM) (2006). Mediadora interdisciplinar de conflitos familiares pelo IBDFAM (2012). Coordenadora da Comissão de Mediação da OAB/ Juiz de Fora (2015). Vice-presidente do IBDFAM Núcleo Juiz de Fora (2015/2016) – Parceira Externa do Dialogar – Núcleo de Mediação Extrajudicial da Universidade Federal de Juiz de Fora (desde 2014) Mediadora CEJUS do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (2016) Advogada e mediadora privada (sócia do Núcleo de Mediação de Juiz de Fora – ANMA) desde 2015. Mediadora Certificada pelo ICFML (Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos) em 2017.

Equipe de Natal (RN)

Rozeli Maria Porto

Produção 
Coordenadora local 
Professora do Departamento de Antropologia (DAN) e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Possui Graduação em Ciências Sociais (1996), Mestrado e Doutorado em Antropologia Social (2002/2009) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com estancia de doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa/PT. Pós-doutorado em Antropologia Social pela Universidad de Sevilla-España (2016). Faz parte de la Red Del Laboratorio Iberoamericano para el Estudio Sociohistorico de las Sexualidades/Espanha [RED LIESS], do Grupo Gênero, Corpo e Sexualidades (GCS/UFRN) e do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS/UFSC). Sócia efetiva, vice tesoureira e membro do Comitê Gênero e Sexualidades da ABA. Tem experiência na área de Teoria Antropológica, Antropologia do Corpo, da Saúde e da Doença, Antropologia das Relações de Gênero (com enfoques e articulações em Saúde, Direitos Sexuais e Reprodutivos – Aborto, Parto, Nascimento – doenças endêmicas (zika, dengue, Chikungunya), Medicamentos, Medicina Popular, Feminismos, Sexualidades e Violências).

Lyane Emanuelle da Silveira Vicente 

PRODUÇÃO 
Bolsista de iniciação científica
Graduanda em Ciências Sociais – Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo e Sexualidades (GCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Possui ensino medio e segundo grau pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2014).

Equipe de Uruguaiana (RS)

Alinne de Lima Bonetti

Produção 
Coordenadora local 
Alinne Bonetti é antropóloga, licenciada em Ciências Sociais pela UFRGS (1997), mestra em Antropologia Social pela UFSC (2000) e doutora em Ciências Sociais, área estudos de gênero, pela Unicamp (2007). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa e líder do Grupo de Pesquisa Tuna – Gênero, educação e diferença. Entre os seus temas de interesse e pesquisa estão: gênero, poder, política, cidadania, movimentos sociais, feminismo, desigualdades e suas interseccionalidades, teoria feminista, antropologia feminista e teoria antropológica.

Marina dos Reis Marty  

PRODUÇÃO 
Bolsista de iniciação científica
Graduanda de Bacharelado em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Campus Uruguaiana e de Bacharelado em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Integrante do Grupo de Pesquisa TUNA- Gênero, Educação e diferença.

Bruna Sarini Cardoso Alifredi

PRODUÇÃO 
Graduanda em Enfermagem (UNIPAMPA)
Acadêmica do 6º período do curso de Enfermagem na Universidade Federal do Pampa-Campus Uruguaiana com interesse na área da Enfermagem no Cuidado à Saúde da Mulher, com foco na violência de gênero, com previsão de conclusão de curso em 2020/2. Bolsista no ”Estudos da judicialização da violência de gênero e difusão de práticas alternativas numa perspectiva comparada entre Brasil e Argentina – estudo de caso em Uruguaiana”. Bolsista Voluntária no programa de extensão ”Mirobiologia vai à escola”.(2017) Bolsista voluntária na Iniciação cientifica no Laboratório de Bioquímica e toxicologia de eucariotos, em ênfase no subprojeto ”Efeito farmacológico e bioquímico de compostos de selênio em artêmia salina”(2016). Possui experiência, como bolsista voluntária no “Programa de Educação pelo Trabalho PET-Saúde Redes de Atenção Psicossocial” (2015). Possui graduação em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Norte do Paraná (2016). Tem experiência na área, com ênfase em Gestão de pessoas.

Mariana Pinto da Fontoura 

PRODUÇÃO 
Graduanda em Fisioterapia (UNIPAMPA)
Técnica em Administração pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Uruguaiana-RS, sendo bolsista pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Acadêmica do curso de Bacharelado em Fisioterapia pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA Campus Uruguaiana. Foi bolsista de monitoria específica a aluno indígena. Integrante do grupo Tuna – Gênero, Educação e Diferença, do Grupo de Pesquisas e Estudos em Saúde da Mulher e do Núcleo de Estudos em Família e Cronicidade. Participou como membro do Centro Acadêmico da UNIPAMPA e, atualmente, é membro do Diretório Acadêmico de Fisioterapia da instituição.

Pesquisadoras na Argentina

Olga Brunatti

Professora do Laboratorio de Investigaciones en Antropología Social (LIAS) da Facultad de Ciencias Naturales y Museo (FCNyM), na Universidad Nacional de La Plata

Natalia Castelnuevo Biraben 

Professora do Departamento de Antropologia da Universidad de Buenos Aires. 

Natalia Castelnuovo Biraben é Doutora em Antropologia Social pela Facultad de Filosofía y Letras da Universidad de Buenos Aires. Mestre em Antropologia Social pelo Instituto de Altos Estudios, da Universidad Nacional de San Martín e licenciada em Antropologia pela Universidad de Buenos Aires.  É docente na Universidad de Buenos Aires e atua como pesquisadora assistente do CONICET, dentro do Instituto de Ciencias Antropológicas da UBA. Suas linhas de pesquisa consistem de etnologia indígena, estudos latino-americanos e relações de gênero. 

Entre em contato:
LEVIS - Laboratório de Antropologia Social / Programa de Pós-graduação em Antropologia Social / CFH / UFSC
Campus Universitário
Florianópolis / SC
CEP: 88040-900
projetobrar@contato.ufsc.br