Sem categoria

Chamada de trabalhos GT Violência de gênero e judicialização em contextos sul-americanos (Reunião de Antropologia do Mercosul – 22 a 25 de julho 2019 – UFRGS – Porto Alegre)

Chamada de trabalho: GT Violência de gênero e judicialização em contextos sul-americanos

A temática da violência de gênero ocupa lugar inquestionável tanto no debate acadêmico quanto na agenda política, protagonizando uma série de embates legislativos e no campo dos movimentos sociais. No Brasil, passada mais de uma década da Lei 11.340/06, o cenário atual caracteriza-se pelo avanço de uma onda neoconservadora em escala global que impacta diretamente o debate em torno da equidade de gênero, deslegitimando discursos em prol dos direitos humanos e feministas e reificando assimetrias e lugares tradicionais atribuídos a homens e mulheres, ao mesmo tempo em que recrudesce a lógica punitivista. Na Argentina, o recente projeto de reforma do Código Penal acentua penas para casos envolvendo violência contra a mulher. Essa lógica da pena, por outro lado, caminha paralelamente aos esforços em direção a medidas alternativas, como aquelas de caráter educativo, reflexivo ou terapêutico ou que propõem novos modelos de gênero. Este grupo de trabalho objetiva abrir debates e ampliar e fortalecer redes de pesquisa em torno da violência de gênero no contexto sul-americano. Para tanto, visa a reunir estudos etnográficos e reflexões teóricas e metodológicas sobre práticas, sentidos e avaliações que permeiam políticas e serviços destinados a esse campo, como as práticas que conformam o sistema de justiça, as visões de seus operadores, a avaliação realizada pelas pessoas envolvidas em situação de violência, além das práticas alternativas de reparação moral e de justiça restaurativa.

Coordenador/a:
Rozeli Maria Porto (UFRN) -rozeliporto@gmail.com / Fernanda Cardozo (LEVIS/UFSC) – fernanda.cardozo@gmail.com / Olga Graciela Brunatti (FCNyM-UNLP) – obrunatti@yahoo.com.ar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *